work in progress

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sábado, 31 de julho de 2010

HQ na Maison

Desta vez, o HQ na Maison (de France, Rio de Janeiro), vai ser um cadinho diferente. Em cooperação com o Instituto Goethe, a Médiathèque da Maison convida todos para um bate-papo com o cartunista alemão Flix, conduzido pelo brasileiro Eduardo Filipe, o Sama

Convite: 12 de agosto, quinta-feira, às 18h30 na Mediateca da Maison de France.
Av. Presidente Antonio Calors, 58/11o andar. 

O autor, premiado quadrinista, apresentará seu mais recente trabalho, Dar war mal wast ("era uma vez") que será publicado no Brasil com o título Quando tinha o muro, pela editora Tinta Negra. Reunindo em seu trabalho relatos de experiências em torno do muro de Berlim, Flix nos falará um pouco sobre história e quadrinhos.




"Quais as lembranças de uma geração que viveu tanto tempo em uma Alemanha reunificada quanto em uma dividida?
Dois anos e meio atrás foi publicado na última página do caderno de domingo do jornal berlinense Tagesspiegel uma história em quadrinhos em 12 tiras. “Quando tinha o Muro...” era seu título e narrava a lembrança da infância do ilustrador e quadrinista premiado Flix. Uma pequena história sobre falsas impressões e uma realidade, que para um garoto de oito anos parecia irreal.
A história fez tanto sucesso, que Flix começou a perguntar a amigos e parentes sobre suas lembranças, do que eles se lembravam ao pensar na Alemanha dividida e no Muro de Berlim. Surgiram assim 40 respostas em quadrinhos. Lembranças daqui e de lá, da RDA e RFA, da democracia e da ditadura.
Flix conta, de maneira sincera, versátil, divertida e comovente, as visões infantis da fronteira entre as duas Alemanhas, apresentada nesta exposição com 20 histórias concebida pela Fundação para a Investigação da Ditadura do PSUA". (outras informações sobre o artista na página do Instituto Goethe do Rio de Janeiro).



Além disso, haverá uma exposição no Instituto Goethe com seu trabalho:

" Da war mal was.. Erinnerungen an hier und drüben 
Lá existia um muro... Lembranças daqui e de lá"

de 2 de agosto a 4 de setembro no Goethe-Institut.

Horário: segunda a sexta, 9 às 20h e sábado, 9 às 14h

Goethe-Institut Rio de Janeiro

Rua do Passeio, 62 - 1° andar
20021-290   Rio de Janeiro-RJ

Tel. +55 21 3804 8203 / 3804 8200







Tanto o bate-papo quanto a exposição terão entrada franca.

Todos lá!

Um comentário:

oócio disse...

Ah, isso não é justo!!!! Por que não temos ainda uma maison aqui no Re"sifu"??? Vou precisar virar empresário e abrir uma????