work in progress

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

terça-feira, 8 de abril de 2008

a cigarra e a formiga, segundo marx

esse textinho rola por aí em francês, da agnès maillard. e eu, como se não tivesse o que fazer, fui brincar de traduzir.

Versão realista :
A cigarra e a formiga ralavam no mesmo setor de montagem da usina. O escorpião, o patrão, decidiu que podia aumentar ainda mais as margens de lucro da empresa para obedecer aos carrapatos, seus acionistas. Ele demitiu a cigarra, aumentando assim a carga de trabalho da formiga, diminuindo também o seu salário, sob pretexto de que era isso ou iam contratar os cupins asiáticos que, dizem, são MUITO baratos. A cigarra cantou seu currículo na praça do mercado durante todo o verão, com todas as suas numerosas amigas desempregadas. Acontecia, então, que os escorpiões não empregavam ninguém, eles continuavam a demitir cada vez mais cigarras, os carrapatos ficavam enormes e se explicava às formigas que continuavam na empresa que era preciso arrochar ainda mais o salário justamente para evitar que essas cigarras malditas se revoltassem. Evidentemente, a formiga (idiotizada pela rotina hipnótica, que suaviza o choque), respondia maldosamente que essas filhas da puta das cigarras, mesmo que não tivessem o que comer, que elas congelassem a bunda o inverno inteiro, enfim, elas não são tão azaradas assim, pior era a porra do trabalho, que se tornava eterno.

Enquanto isso, exércitos de chatos eram convocados, a maior parte era de cigarras sem carteira assinada, para reprimir as outras e fazê-las entender que ia ser preciso que algumas entre elas (as nem tão piores assim, as mais flexíveis da turma), iam voltar a fazer o mesmo serviço de antes, agora bem pior, pela metade do salário, porque apesar de tudo, as formigas estavam começando a morrer de estafa. Por sua vez, os carrapatos se tornaram tão grandes e inchados de sangue, que eles não podiam mais se mexer ou coçar os seus sacos de carrapatos e, logo, eles ficaram de saco cheio. Felizmente, o chato chefe teve uma idéia genial: vamos forçar algumas cigarras cuidadosamente selecionadas, a dedo, para irem se ocupar de limpar o cu dos carrapatos! Mas nem tanto assim. Não se poderia deixar reduzir o número de cigarras abandonadas para que elas e as formigas se dessem conta que elas foram fodidas com uma pica bem grande para que logo logo elas parassem de lutar umas contra as outras, então elas se interessariam em ir dar na cara dos chatos e escorpiões e estourar a barriga dos carrapatos.

Nenhum comentário: