work in progress

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ressurgência


Matéria de domingo retrasado no JB sobre o projeto Ressurgência.

Desde pequenina ouço papai falando de ecologia, desenvolvimento sustentável. Ele é um dos idealizadores da Rede Arraial Sustentável.
Aprendi com ele a beleza da pesquisa acompanhada da ação. Papai e mamãe me ensinaram que a gente não vive sozinho e sonhar o futuro é fazer junto. E aí está o resultado de muito trabalho, que não foi de um só, aliás.
Um dos objetivos do trabalho é incentivar a autogestão. Nada de "cima pra baixo".
É até anedótico o dia em que uma pesquisadora quis obrigar os pescadores a assistir a uma oficina. Alguém da praia gritou que estava chegando uma corrente carregadinha de peixes (como é o termo técnico? Não entendo nada disso). E todos eles foram embora, correndo...
A idéia de autogestão é trabalhar a partir do que eles precisam, não esse contrário.

É bonito saber que o projeto vem movimentando Arraial do Cabo, capacitando moradores - pescadores e seus filhos - a trabalhar para a manutenção do ecossistema continuando com o que eles fazem - a pesca. Outras coisas surgem em volta disso. Um grupo de alunos está tentando revitalizar o teatro da cidade, estão mexendo com literatura, quadrinhos, um museu dos Sambaquis...

Muitas ONGs na costumam trabalhar em outro sentido, criando cooperativas que visam contornar os problemas quando "o mar não está pra peixe" (piadinha preferida do papai).

Nenhum comentário: