work in progress

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sábado, 7 de novembro de 2009

quem ainda digere caetano?

Repeti para vários amigos: "vamos ignorar Caetano". Ele quer polêmica, todos sabem. Mas não posso deixar de espalhar essa bela carta escrita pela amiga Débora.

Prezados editores do Estadão,
É um absurdo considerar seriamente as opiniões preconceituosas de Caetano Veloso. Esta valorização desproporcional de uma opinião desprovida de propósito, conteúdo e pertinência só se explica porque ele expressa os valores deturpados e tacanhas de uma elite patriarcal e, paradoxalmente, neoliberal.
Esta elite despreza qualquer traço cultural relacionado ao nosso povo, exceto o carnaval que virou um negócio. Tem pavor da cultura popular em toda sua pluralidade e diversidade, pois se identificam com os Estados Unidos, como Caetano, ou com a França, como FHC e companhia.
Mesmo que Lula fosse analfabeto -o que não é- isto não teria relação alguma com a sua capacidade, inteligência, e carisma, como não tem relação nenhuma com a inteligência de dezenas de pessoas analfabetas ou humildes que conheci durante a vida e que trazem a sabedoria da cultura popular e conhecimentos que eu nem imaginava existirem. Aliás Lula representa justamente o povo humilde e mais sofrido, trabalhador, que ouviu calado a estes insultos durante tantos séculos a fio.
Muitos yupppies e executivos com MBA,ou intelectuais bilíngues ou trilíngues são verdadeiras antas do ponto de vista intelectual, político e humano. Porque educação formal é apenas um dos tipos de educação. Ter ou não educação formal é uma questão de oportunidade, enquanto sensibilidade, inteligência e capacidade de fazer uso das experiências da vida são inerentes ao indivíduo, quer ele seja paupérrimo, quer ele seja um acadêmico da ABL.
Assim, ao invés de realizar uma crítica fundamentada e pertinente à política do governo, Caetano Veloso reproduz o mesmo discurso que há 500 anos deprecia nosso país e nossa gente, alimentando a dependência econômica e a subserviência cultural.
Sou phd e professora universitária e digo que um "analfabeto" - como ele se refere para agredir Lula - fez mais pela educação formal em poucos anos e pela ciência e tecnologia do que o caudilho alagoano, o poeta maranhense, o político mineiro e o sociólogo uspiano em 20 anos de governos democráticos. Aliás estes conseguiram falir a educação básica e superior, enquanto este governo agora começa a recuperá-la.
Portanto, o sr Caetano deveria voltar para suas musiquinhas românticas e ler uns livrinhos de antropologia, sociologia, filosofia, educação e história para ver se abre aquela cabecinha obtusa.
Atenciosamente,
Débora Andrade

5 comentários:

Alisson da Hora disse...

Eu nunca gostei do Caetano a não ser por poucas canções dele que realmente prestam (como Cajuína, por exemplo) e só. Ele é um idiota descerebrado que tem miopias de intelectual. Quando Chico Science e a Nação Zumbi, em 93, começaram a oxigenar a música brasileira (então estávamos no auge do axé) ele disse que o mangue beat era a "tentativa de olodunização" da música pernambucana, ao que o Chico respondeu "Eu não sabia que o maracatu tinha nascido na Bahia". Depois da morte do Chico Science, em 97, e com a Nação Zumbi lançando independentemente ótimos álbuns, em entrevista à Cult, se não me engano, o baiano tresloucado diz que o melhor exemplo de música do Brasil era a banda pernambucana... Imagino que temos o direito de mudar de opinião, mas o Caetano Veloso, para mim, é um dos maiores exemplos de desonestidade intelectual deste país repleto de estúpidos que se arvoram de guardiões do pensamento. Belíssima carta da sua amiga, endosso tudo que ela diz.

beijo!

Anônimo disse...

É que Narciso acha feio o que não é espelho.
Apenas uma advertência: tome cuidado para não ser também um narciso como Caetano. Afinal, quem ataca alguém por ser preconceituoso não pode sair chamando os outros de ANTA, como você fez.
Entendo as críticas, mas do que adianta apedrejar o apedrejador: ambos são iguais não?

Marcos.

MC disse...

também não gosto de chamar ninguém de anta. o texto, como disse, é de uma amiga. tirando esse termo, endosso o resto. aliás, ela não falou isso diretamente a ele, e não o apedrejou. foi delicada. além do mais, ela, não como ele, é estudiosa da cultura e da história, e tem capital humano para dizê-lo. caetano não é estudioso, e essa entrevista denotou ainda mais a sua arrogância e desconhecimento. afinal, como diz o arnaldo branco, seria melhor não perguntar nada ao mpbista http://g1.globo.com/Noticias/Quadrinhos/0,,MUL1243972-9662,00-MUNDINHO+ANIMAL.html

Francisco disse...

Considero um exagero mal situado em relação à matéria. Caetano ofendeu o presidente de uma forma que podemos julgar assim, deselegante, como ele acusou Lula de ser. Tudo certo até aí. Mas qual o grande problema de dizer o que muita gente acha? Concordo que Lula é deselegante, atrapalhado com suas metáforas, ignorante em relação mesmo ao pensamento de brasileiros importantes. Isso não é minha opinião. Dizer que Caetano é uma anta e um desonesto intelectualmente, revela um odiozinho, que descredita a crítica séria. Dizer que o fato de o presidente não se importar para a sua própria educação formal não afeta a sua administração e seu carisma, significa que a amiga não percebeu ou não quis perceber que Caetano elogiou a administração do governo Lula. Ou seja, ele também sabe que isso não prova nada em termos de competência administrativa. Para acusar alguém de desonesto, precisamos ser honestos. E isso não me pareceu uma honestidade com o conteúdo da matéria. Ofender ao ofensor é igualar-se a ele. A crítica séria é muito importante, mas devemos nos isentar um pouco de nossas paixões, num certo sentido, no sentido de privilegiar o raciocício claro e honesto. Podemos rejeitar os comentários de Caetano e temos de comemorar o fato de podermos falar inclusive esse tipo de coisa. Quando começarmos a achar que não podemos falar assim de um presidente qualquer que ele seja, estaremos mal. Lula pode ser acusado de incoerência (vide Sarney, Renan, Collor), pode ser acusado de desonestidade com seus eleitores. Caetano Veloso é um artista imortalizado, algo que não depende de nossa vontade. Ele ficará, os detratores sumirão. Vide o caso de Silvio Romero em relação a Machado de Assis. É assim que funciona.

christiana disse...

caetano pra mim é um gênio quando canta e um asno quando fala. #prontofalei