work in progress

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

sábado, 12 de abril de 2008

meu pai me disse 2 - entre culpados e culpas

dvd é o estrangeiro na casa e as vós e os tios se divertem com as perguntas de sempre, ele também, mesmo com as repetições. o não crer em deus provoca certo descontentamento, mas passa. meu pai comenta sobre a religiosidade da latinamérica (o que ele confirmará, mais tarde no méxico, como as virgens no painel do táxi que tanto agradariam a minha vó), que dvd acha tão diferente e extrema, mais ainda que a da terra do papa. por dvd ter nascido por lá, era estranho aos meus que não cresse.

a mãe do meu pai começou a ler, por acaso, a biografia do fidel, porque o autor era padre. ela usa camiseta do sagracoraçãdjesus, que se repete em quadros, santinhos. fidel é comunista mas é bom, comenta. sofreu muito.
sobre os problemas do brasil, pergunta a dvd: e de quem você acha que é a culpa?
meu pai murmura: a culpa é cristã, a causa é científica.

ganhei o prêmio de melhor resposta no yahoo, dia desses (felicidade de ganhar o mínimo reconhecimento
webmático
). era: "toda culpa tem um dono"?

r: geralmente, onde se busca culpados, deveria se
procurar as relações de causas e de seus efeitos.

mas eu não pude colocar que a fonte era papai.
procurar identificar os problemas e agir de acordo. onde todos vivem com
dilemas de culpa, fica difícil o diálogo para a busca das soluções. afinal, não
fui eu.

Nenhum comentário: